FAQ

O que é o Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.

Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo da pessoa ou grupo que inventou o Bitcoin. Ninguém sabe quem é.

Satoshi

Um satoshi é a menor quantidade de Bitcoin que pode ser enviada 0.00000001.

Altcoin

Altcoins são as moedas alternativas lançadas depois do sucesso do Bitcoin.

"Altcoin" é a combinação de duas palavras: "alt" and "coin"; alt significa 'alternative' e “coin” significa essencialmente 'cryptocurrency’.

AML and KYC

Antilavagem de dinheiro (Anti Money Laundering)e Conheça seu Cliente (Know Your Customer) é um grupo de leis nos Estados Unidos que exige que vendedores Bitcoin saibam quem são seus clientes. Alguns vendedores irão pedir sua identificação para cumprir os requisitos das leis. Outros países podem ter leis e requisitos semelhantes.

Exchanges

Exchanges é uma plataformas ou serviço onde os utilizadores podem trocar um tipo de moeda por outro.

Derivado Financeiro

Um derivado financeiro é um valor mobiliário cuja rentabilidade depende do valor ou desempenho de um outro ativo (o designado ativo subjacente), os quais podem ser ações, moedas, índices de mercado, commodities, obrigações ou taxas de juro.

Blockchain

O Blockchain é a tecnologia por trás das Bitcoins. É o que faz a rede funcionar. Transações em Bitcoins são enviadas para a blockchain para que os mineiros possam colocá-las nos blocos que extraírem. Uma vez que um bloco que contém a transação é minerado, o mesmo é adicionado à blockchain e a mesma transação recebe uma confirmação.

Blockchain.info

Não deve ser confundido com o blockchain, blockchain.info é um dos sites que funcionam como exploradores da blockchain. Estes sites permitem que o utilizador veja todas as transações já efetuadas na rede.Também pode neles verificar quantas transações ainda não estão confirmadas, quanto mais, mais tempo levará para sua transação ser confirmada.

txid

ID da transação. Esta é uma longa sequência de números e letras que servem como identificação de uma única transação. É útil conhecê-la, visto que pode colá-lo em um explorador da blockchain e ver o que aconteceu nessa transação. É usada principalmente para ver quantas confirmações uma transação já tem.

Peer-to-Peer/P2P

É a forma como a rede está estruturada, em que todos os que participam estão ligados sem a necessidade de um intermediário, como um banco. O Peer-to-Peer imutável e bastante utilizado, um exemplo são os torrents.

Endereço

Um endereço de Bitcoin é uma longa sequência de letras e números aleatórios. Endereços são utilizados quando o utilizador pretende enviar ou receber Bitcoins. Cada carteira tem pelo menos um endereço para envio e outro para receber. Sempre que pretender adicionar Bitcoins à sua carteira, é necessário fornecer ao remetente o seu endereço da carteira de Bitcoin.

Confirmação

Para que uma transação com Bitcoins seja concluída, esta precisa de ser confirmada. Uma boa prática é esperar pelo menos de 3-6 confirmações antes que possa considerar uma transação como concluída. A confirmação acontece quando um novo bloco de transações for adicionada por cima do mesmo block. Pagamentos com 0 confirmações podem ser revertidos, espere pelo menos por uma confirmação.

Cold storage/Cold wallet

Refere-se à forma de armazenar Bitcoins de forma mais segura e confiável off-line. A melhor forma de guardar os seus Bitcoin é em uma paper wallet, é um papel com aprivate key (chave privada) e public key (chave pública) ou seed phase escrita nele, é considerada a melhor prática para manter a sua chave privada segura

Seed Phase

A seed phrase,seed recovery phrase oubackup seed phraseé a lista de palavras que guarda toda a informação necessária para recuperar a carteira de Bitcoin. Carteiras de Bitcoin normalmente geram uma seed phase e pedem o utilizador para escrever me um papel. Caso o computador ou smartphone deixe de funcionar, estes podem fazer o download da mesma carteira em outro dispositivo e ter acesso aos fundos.

seed phrase são uma excelente forma de fazer backup e armazenar os seus Bitcoin. A seed phrase também pode ser gerada a partir da chave pública e privada e mantendo o mesmo nível de segurança.

Hot wallet

É o oposto de cold storage/cold wallet. Uma carteira online que está localizada em um computador ou smartphone conectado à internet. Estas podem ser facilmente hackeadas.

Multisig

O termo “multisig” significa assinatura múltipla. Uma carteira com multisignature é uma carteira que tem várias chaves criptográficas relacionadas. Por exemplo imagine que tem uma empresa e não quer que só um funcionário tenha acesso à carteira, com o multisig qualquer transação tem de ser aprovada por mais que um funcionário.

Double-spending

Double-spending ou gasto duplo é o quando um utilizador consegue gastar mais que uma vez os mesmos fundos. Entretanto o Bitcoin tem um mecanismo baseado no registros de transações para verificar a autenticidade de cada transação.

SEPA

Área de Pagamento Single Euro, transferências SEPA são um tipo especial de transferência bancária dentro da UE.