Bitcoin Mining / Masternodes

Como Funciona a Mineração de Bitcoins?

No sistema fiduciário de moedas tradicionais, como o Euro ou o Dólar, os Governos podem imprimir mais notas ou crédito quando precisam. Mas no Bitcoin as criptomoedas não podem ser imprimidas – mas sim descobertas. Milhares de computadores à volta do mundo “mineram” criptomoedas, competindo uns com os outros.

A cada minuto são realizadas milhares de transações entre utilizadores. A rede Bitcoin recolhe toda a informação sobre as transações feitas durante um período de tempo numa lista, chamado Bloco.

O trabalho dos “mineradores” é confirmar essas transações, o Bloco, e gravar a informação num local público – Blockchain.

Para minerar Bitcoin é necessário ter um computador com alta capacidade de processamento. Diante da dificuldade de minerar Bitcoin, atualmente não é possível fazê-lo com um computador pessoal. Os mineiros compram máquinas que foram feitas especialmente para minerar bitcoin, como as ASICS.

O trabalho destas é encontrar uma sequência que torne um bloco de transações de bitcoin compatível com o bloco anterior. Para isso, o computador precisa efetuar milhares de cálculos por segundo para encontrar a combinação perfeita, Proof of Work (Prova de Participação)

Ao encontrar a sequência compatível, o minerador recebe uma recompensa em bitcoin para cada bloco que ele minerar. Essa recompensa foi criada com a intenção de pagar as pessoas que emprestam poder computacional para manter a rede do Bitcoin funcional.

Milhares de computadores competem diariamente pela recompensa que os blocos oferecem. Um bloco de transações de Bitcoin é formado a cada 10 minutos, então a competição recomeça a cada 10 minutos.

Masternodes

Para além do protocoloProof of Work, existem outros como o Proof of Stake (Prova de Participação), popularmente conhecido como Masternode.

Masternodes auxiliam a garantir segurança da rede e serviços extra como:
--Transações instantâneas;
--Transações anónimas;

Este conceito começou a ganhar mais popularidade com a moeda DASH. Os que participam na rede são recompensados em 45% de todo o lucro pela execução dos nós, Masternodes, mas estes em vez de máquinas, são uma participação financeira na própria carteira, no valor de 1000 DASH, o restante lucro irá para o mineiros que disponibilizam as suas máquinas.