Carteiras de criptomoedas

Carteiras de criptomoedas o que é e como escolher a sua.

É fundamental que tenha total controlo sobre os seus Bitcoins, a escolha de uma carteira de bitcoins é um passo inevitável. A carteira (wallet) poderá ser o seu computador, smartphone, hardware próprio ou uma simples carteira de papel.

Na verdade muitos dos sites e aplicações onde pode comprar bitcoins, oferecem carteiras nos mesmos e consegue usufruir facilmente. Mas os bitcoins lá guardados não são realmente seus porque são guardados por terceiros e muitas vezes são um alvo aliciante de piratas informáticos.

Porque uma carteira é tão importante?

Vamos a alguns dos fundamentos do bitcoin:

  • Total controlo do seu dinheiro;
  • Anonimato, todas as transações na Blockchain podem ser anónimas desde que ninguém saiba a quem pertence a carteira;
  • Sem a necessidade de terceiros.

Assim como os bancos, os sites de intercâmbio da compra de criptomoedas não oferecem nenhuma das características acima. Os sites de intercâmbio (exchanges) são apoiados em sistema centralizados que muitas vezes não passam por medidas de segurança apertadas e normas internacionais. Pode ver aqui alguns casos que levaram a perda de milhões de euros em criptomoedas.

Possuir uma carteira de bitcoin é o mesmo que ter uma carteira física, se a perder, perde o seu dinheiro ou se um intermediário bloquear os seus fundos não os pode utilizar.

Dessa forma é necessário utilizar uma carteira que tenha controlo sobre as suas chaves privadas, normalmente a seed phase que são doze palavras chave aleatórias, que foram geradas e precisam de ser escritas em papel e guardadas em um local seguro, para que, se necessário restaurar o acesso ao registo de transações.

Opte sempre por carteiras desenvolvidas por entidades de confiança e que disponibilizam todo o código fonte, isto permite que qualquer pessoa veja o que está a acontecer dentro da carteira.

Grandes quantidades de criptomoedas devem ser guardadas em cold storage, sem ligação à internet, como hardware wallets, que são dispositivos que guardam as suas chaves privadas ou seed phase e que permitem o total controlo e acesso através de um smartphone ou computador. Para guardar a longo prazo pode sempre optar por uma chave privada ou seed phase escrita em um papel ou alternativas mais seguras como a Cryptosteel, e que depois podem ser acedidas inserindo as chaves privadas em uma carteira.

A nossa sugestão é, utilize uma carteira no seu smartphone (hot wallet) ou computador com pouco dinheiro para poder utilizar no dia a dia e os seus principais fundos em uma hardware wallet ou carteira de papel.

As diferentes carteiras

Estas vão conter as chaves privadas ou seed phase para poder aceder à sua carteira. existem diversas para todos os gostos ou requisitos. As nossas sugestões para as diferentes necessidades são:


Hardware wallets:

Ledger Wallet

Trezor Wallet

Keepkey

Cool wallet


Alternativa mais segura á paper wallet: Cryptosteel, permite guardar as chaves secretas em aço inoxidável.


Hot wallets:

Coinbase

Abra

Bitpanda

Binance