O que saber antes da primeira compra

Poderá adquirir Bitcoin, Litecoin e outras criptomoedas através deste guia, mas primeiro precisa de escolher o exchange onde vai realizar a transação.

Na Europa, todos os exchanges são obrigados a aplicar políticas KYC ( Know Your Customer ) e AML ( Anti Money Laundering ) para saberem com quem estes são, melhor compreender o cliente e a origem do dinheiro. Normalmente As políticas de KYC incorporam 4 elementos chave:

  • Política de Privacidade do Cliente,
  • Processo de Identificação do cliente;
  • Monitorização das transações;
  • Gestão do risco.

O KYC é nada mais que o verificar quem o cliente diz que é. No sector financeiro, assim como nos bancos isso envolve a verificação da entidade através de um documento de identidade nacional, morada e em vários casos através do uso adicional da biometria.

Registo concluído, pode comprar bitcoin e outras criptomoedas utilizando:

  • Cartão de credito ou debito;
  • Transferência bancária (SEPA);
  • Depósito bancário;
  • Cartão virtual (através da app MBWay)

Para algumas pessoas, comprar bitcoins pela primeira vez pode ser difícil, mas felizmente existem empresas que simplificaram bastante o processo, como a Coinbase e Bitpanda, podendo adquirir através das opções acima, mas por vezes as taxas podem ser um pouco dispendiosas.

O site Localbitcoins.com, no passado era o ponto para comprar bitcoins com dinheiro, hoje depois de medidas KYC e AML aplicadas pela EU, mas já não disponibiliza esse serviço, tem várias opções de compra alternativas, principalmente oferece transferência bancária SEPA e depósito bancário.

Tenha muita atenção porque estas empresas, muitas vezes não têm um seguro, caso a empresa saia do mercado ou seja assaltada por hackers, como os casos que vêm a acontecer. No passado alguns dos exchanges que foram atacados, restituíram os fundos aos utilizadores, mas estes não estão legalmente obrigados a fazê-lo, por isso parte sempre da sua responsabilidade proteger os seus fundos

Caso não se sinta à vontade de fornecer as suas informações, pode sempre comprar Bitcoins com dinheiro mas terá que procurar um vendedor de rua, já existem plataformas descentralizadas alternativas, sem a necessidade de KYC que oferecem pagamentos alternativos e anonimato. Veja mais na nossa secção COMPRAR COM DINHEIRO.

Antes de começar é importante que tenha uma carteira de criptomoedas, algumas empresas requerem uma, a escolha da mesma garante que tem controlo sobre a suas criptomoedas. Leia o nosso guia sobre as diferentes carteiras. Algumas hot wallets também já disponibilizam comprar bitcoins na aplicação como a ABRA WALLET ou a WIREX CARD.

Por último pode adquirir bitcoins em um ATM de Bitcoins, só terá que mostrar o QR code do seu endereço de Bitcoin, poderá saber mais sobre a localização destas máquinas no site Coin ATM Radar.

A nível financeiro de acordo com a Autoridade Tributária, “a actual legislação fiscal portuguesa não contempla este tipo de actividade”. As criptomoedas não são, tecnicamente, consideradas moedas reais por não disporem de curso legal ou de poder liberatório em Portugal.

Ou seja, não existe lei para as criptomoedas.

No entanto estas podem ser trocadas (comprar e vender), com proveito, por moedas Fiat (Euros, Dólares, Libras ou outra), junto de exchanges especializadas para o efeito, sendo o valor face a essas moedas governamentais determinado pela procura e oferta das criptomoedas.